quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Casa de Amélia Brandão - Mais um patrimônio histórico ameaçado!

Por James Davidson




A casa onde residiu a famosa pianista Amélia Brandão localiza-se no final da Rua Duque de Caxias, em frente a Praça Santos Dumont, próximo aos Correios de Jaboatão Centro e à Primeira Igreja Batista de Jaboatão. Ela é bastante conhecida de todos, pois destaca-se por sua volumetria e arquitetura que indicam ser uma casa bastante antiga. O que poucos sabem é que ela foi residência de umas das artistas mais importantes e conhecidas surgidas em nossa terra: Amélia Brandão!


Amélia Brandão, mais conhecida como Tia Amélia, chamava-se Maria Amélia Brandão Nery e nasceu em 25 de maio de 1893, em Jaboatão. Aprendeu a tocar desde cedo utilizando o piano de seu pai, também músico. Largou o Engenho Jardim, em Moreno, para vir junto com seu marido residir na Rua Duque de Caxias, mesma de seu nascimento. Após a morte de seu marido, lançou-se no mundo artístico tocando belas músicas e percorrendo toda a América representando o Brasil a pedido de Getúlio Vargas. Apresentou programas de TV e de rádio e foi homenageada por Roberto Carlos na música "Minha Tia", em gratidão pela ajuda que recebeu no início de sua carreira. Faleceu em Goiás, em 18/10/1983, com 90 anos de idade e deixando um rico e grande legado artístico. Para quem quiser conhecer mais, é só consultar o livro "Relembrando Tia Amélia" de Adiuza Vieira Belo disponível no Instituto Histórico de Jaboatão.


Apesar da importância que Amélia Brandão teve para a música brasileira, sua antiga residência encontra-se hoje abandonada e correndo sérios riscos de ser demolida. Isso está acontecendo por causa de um impasse jurídico sobre a propriedade da casa que está impedindo que os verdadeiros donos assumam a posse da residência. Enquanto a lenta justiça brasileira não resolve a questão, mais um patrimônio do povo jaboatonense vai desaparecendo.