quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Colônia dos Padres Salesianos

Por James Davidson



A Colônia dos Padres Salesianos fica situada em Jaboatão Centro, nos limites entre a zona rural e a zona urbana do município, a apenas 4 km da antiga sede de Jaboatão. É um dos principais atrativos turísticos de Jaboatão dos Guararapes e, além de funcionar como seminário para os padres salesianos, está aberta à visitação de leigos, religiosos ou não, e turistas.



O que na verdade mais destaca a Colônia dos Padres Salesianos de Jaboatão é o fato dela possuir a Basílica de N.S Auxiliadora, igreja centenária e bastante peculiar por ter sido construída sobre uma imensa rocha.




Abaixo dessa rocha fica a Gruta N.S de Lourdes, uma verdadeira furna ( pequena caverna) com o busto de D.Bosco no alto. Para chegar até lá é preciso descer por uma bela escadaria que também dá acesso a via-sacra de Cristo. Mais abaixo, encontra-se uma antiga escola, a Escola São Sebastião, fundada pelos padres e hoje completamente reformada. Esta escola atende principalmente os alunos da zona rural.


A Basílica de N.S Auxiliadora é uma das únicas basílicas rurais do país. Construída no início do século XX, tudo começou com a inauguração da Escola São Sebastião, em Janeiro de 1900, em terras dos antigos lotes 82, 83, 90 e 91 da Antiga Colônia Suassuna. Em 22 de janeiro de 1905, foi lançada a 1° pedra fundamental do templo pelo bispo de Olinda D. Raimundo da Silva Brito e o Padre Lourenço Giordano. Porém, o edifício só veio a ser inaugurado com muita dificuldade em 1915, com a ajuda fundamental do Padre Antonio Vellar.


A Basílica de N.S Auxiliadora é uma belíssima igreja em estilo bizantino que destaca-se na paisagem por sua beleza, tendo também dela uma bela visão da paisagem cercada de canaviais ao redor. Sua planta é de autoria do engenheiro Domingos Delpiano e seu interior é constituído com belas colunas de cor âmbar, coro e arcadas circulares. Nela se encontra ainda os restos mortais de alguns de seus fundadores e colaboradores. O local também conta uma uma imensa área verde e para a recreação.



Quem puder conhecer e visitar a Colônia dos Padres Salesianos é só ir a Jaboatão Centro e seguir pela principal rua do bairro de Vila Rica ou pegar o ônibus "Colônia" na estação do metrô! É um local que é um orgulho para nós jaboatonenses!

Capela do Loreto

Por James Davidson



As praias de Jaboatão também são locais com muita história pra contar. Piedade, Candeias e Barra de Jangadas são locais que, assim como Muribeca e Jaboatão Centro, tiveram grande importância na história de Pernambuco. E isto vai desde a participação em movimentos revolucionários até naufrágios de navios. Mas o que mais chama a atenção são as igrejas existentes à beira-mar.


As igrejas de Piedade, do Loreto, das Candeias e de Santo Antônio da Barra correspondiam cada uma às praias de Piedade, Venda Grande, Candeias e Barra de Jangadas. Destas 4 igrejas hoje só restam 2: a Igreja do Loreto e a Igreja de Piedade.


A Igreja do Loreto fica situada na Praia de Piedade, no trecho que antes era conhecido como Venda Grande. Foi construída depois da invasão holandesa, no ano de 1660, como consta em sua fachada.


A Igreja ou Capela do Loreto foi construída em estilo maneirista e destaca-se por ser a única no estado que possui galeria lateral alpendrada. Por sua beleza e por suas características peculiares, ela foi tombada a nível estadual pela FUNDARPE assim como o terreno ao redor em que está situada.



Uma curiosidade que poucos sabem: Atrás da Igreja do Loreto existia um cemitério onde eram enterradas todas as pessoas que residiam desde o Pina até a Barra das Jangadas. Porém, na década de 80, quando foi prefeito o Sr. Fagundes de Menezes, o cemitério foi desativado e ocupado pela escola hoje existente no local.