Quem mora ou trabalha em Jaboatão Centro talvez não conheça este monumento. Localizado na Praça Dantas Barreto (Praça do metrô), em frente à antiga Prefeitura do Jaboatão, passa despercebido pela maioria que por ali transita diariamente. E mesmo que nota sua presença, muitas vezes ignora do que se trata na verdade.
Na verdade, este monumento tem uma história interessante. Foi colocado ali durante as comemorações do Tricentenário da Restauração Pernambucana, comemorado e celebrado em 1955. O evento, que mobilizou grande parte da sociedade pernambucana na época, devido à importância que a expulsão dos holandeses representa para a história do Nordeste e do Brasil, contou com a participação de pessoas importantes como as autoridades estaduais e municipais, militares, políticos, intelectuais, entre outros. Em Jaboatão, foi protagonista o então Prefeito Humberto Barradas que, participando ativamente das solenidades realizadas no município, mandou ser posto um monumento na Praça Dantas Barreto, em memória do Tricentenário da Restauração.
O monumento consiste num granito encravado no solo, com uma placa de mármore no formato do Mapa de Pernambuco. Desconhecemos o artista autor da obra que contém os seguintes dizeres: "Homenagem do Jaboatão aos heróis da Restauração Pernambucana 1654 - 1954". Encontra-se precisando de maior atenção dos poderes municipais, já que foi alvo recentemente de pichadores que não ignoraram o monumento.