No início do mês de Janeiro estive novamente nesse local, conhecido como Alto da Embratel, que fica entre os bairros de Santo Aleixo e Duas Unas, em Jaboatão Centro. O local é um dos pontos mais altos da região e possui uma vista privilegiada do entorno.
No passado essa região pertencia ao Engenho Duas Unas. Portanto o Morro servia como área de cultivo para o Engenho, estando coberta por canaviais e alguns resquícios de Mata Atlântica. Até o início dos anos 1990 ainda era possível encontrar esse cenário, com a queimada dos canaviais provacando a queda de fuligem nos bairros vizinhos. Todavia, com a falência da atividade, toda a área passou a ser loteada no final dos anos 1990. Surgia assim o bairro Duas Unas considerado como parte integrante de Santo Aleixo.
A vista da região é privilegiada, sendo possível constatar quase todo o Centro de Jaboatão, partes do Recife e de Moreno. No leste se avista de perto o bairro de Santo Aleixo, da Reserva de Mussaíba, e partes do bairro de Socorro. Ao norte a vista contempla o bairro de Manassu, a BR 232, a Represa de Duas Unas e seu entorno.
Na direção sul a vista contempla o Centro de Jaboatão com destaque para o Conjunto Residencial Suassuna, a Matriz de Santo Amaro, Cemitério da Saudade, bairros de Vista Alegre, Vila Rica e Lote 92, bem como parte da Colônia dos Padres Salesianos. Na direção oeste é possível localizar a Serra da Macambira, ponto mais alto do Jaboatão, bem como toda a área da extinta Usina Bulhões, Coveta e Engenho Caxito. Destaque para alguns pontos do município do Moreno, tais como a Serra da Mata da Onça, Serra do Engenho Pereiras, Morro Buscaú e a Pedra Pelada. Todavia tem que ter uma boa acuidade visual ou um binóculo para distinguir esses últimos lugares.